Franchising, retail, business



 

Franchising sem conflitos: as vantagens das práticas colaborativas

artigo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28/05/2014
Como contribuir para soluções de desentendimentos através de alternativas concretas e positivas?
Numa época em que se começa a ouvir sobre “sharing economy” ou “economia colaborativa”, surge um primeiro questionamento. O que poderá ser compartilhado em vez de ser possuído? Quantas pessoas estão disponíveis para colaborar ao invés de competir?
Segundo a consultora jurídica especializada em relacionamento de redes, Melitha Novoa Prado, “é só olhar para o lado e notar que o mundo mudou, que as pessoas se transformaram - algumas para melhor e outras para pior - que a economia dos países se alterou,que os negócios se multiplicaram, que as marcas se expandiram e que as diferenças emergiram”. Ela completa: “E nesse ritmo caótico e frenético que comanda o varejo brasileiro, os parceiros se encontraram buscando o “grande sonho” de conquistar, de crescer, de ser e ter, cada vez mais, no menor prazo de tempo possível.”

O Franchising passou a ser uma alternativa viável para realizar o “grande sonho”. “Poderia ser perfeito se fosse possível não envolver pessoas, o que não acontece. O fator humano é o principal pilar que sustenta o Franchising e, como tal, sujeito à imprevisibilidade, mutações, alternâncias, transformações, incoerências e, ainda, conflitos e crises existenciais”, alerta Melitha.
Partindo daí, dentro desse universo, é preciso encontrar opções para manter a relação de franquia num ambiente saudável, criativo, amistoso e comprometido. Segundo a consultora, parece fácil no discurso, mas excessivamente complicado na prática. “Da mesma forma que cada Franqueador possui uma filosofia de trabalho e uma forma particular de pensar e agir, também seus franqueados possuem outras formas de sentir, agir e reagir”, exemplifica.“Nesse turbilhão de pensamentos, atos, sentimentos, percepções, reflexões, desejos e emoções, surgem os confrontos - por vezes inevitáveis, por vezes necessários– e, por fim, sempre passíveis de soluções. Mas para isso é importante ter atitude, com persistência, tolerância, garra e coerência”, diz Melitha.
Na visão de Melitha, quando se entende que buscar soluções não é nominar culpados, muito menos discutir o passado, é possível captar o real fundamento das práticas colaborativas para gerenciamento de conflitos. “Isso é um legado maravilhoso que não podemos perder. Ao contrário, a nossa função, como agentes atuantes no sistema de Franchising, é promover a reflexão de todos para que utilizem a sua inteligência emocional e equilíbrio pessoal para criar, inovar e encontrar novos caminhos que proporcionem espaços de convergência para solução dos conflitos", afirma.
Para tanto, é necessário tempo, treinamento e experiência, mas nada tão difícil de ser praticado e nem tampouco impossível de ser realizado. A consultora finaliza a reflexão: “A grande recompensa para o sistema é que, por meio das práticas colaborativas - onde as partes, seus advogados e demais consultores se unem num acordo de não-litigância - alcancemos uma evolução como pessoas, trabalhando dentro da agenda do bem e proporcionando resultados imediatos para a vida de todos envolvidos.”

By: administradores.com.br

LEGGI GLI ALTRI BLOG

Logo FEPbyFFF dates UK

 

ImmagineCompanyProfileUK2ImmagineCompanyProfileIT2

Logo Store inout BrD piccoloL’idea di creare un blog giornaliero per  il mondo del retail nasce grazie ai continui feedback positivi che riceviamo dalle notizie condivise attraverso diversi canali.
Rivolto a tutte le tipologie di distribuzione presenti sul mercato: dal dettaglio ai grandi mall, dal commercio locale e nazionale alle catene di negozi internazionali, investitori, ai nostri fedeli clienti e chiunque altro è realmente interessato allo studio e all'approfondimento su ciò che guida il comportamento dei consumatori. E' anche un blog per tutti coloro i quali lavorano già nel mondo del Retail.
Verranno condivise le loro esperienze, le loro attitudini e le loro experties. Un blog di condivisione, quindi.
Ospitato sul sito della BRD Consulting, che da decenni lavora nel mondo distributivo Italiano ed Internazionale, il blog Store in & out riguarderà il business, i marchi e i comportamenti d'acquisto propri di alcune delle più grandi aziende.
Ci saranno anche notizie in lingua originale per dare evidenza dell’attenzione della nostra Azienda nei confronti del global.
È possibile raggiungere lo staff  a: info@brdconsulting.it

 

Questo sito utilizza cookie, anche di terze parti. Continuando la navigazione su questo sito accetti che vengano utilizzati.