Franchising, retail, business



 

Os 10 clichês da cozinha italiana inexistentes na Itália

Prodotti italiani

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/05/2014
Enquanto a cozinha italiana é uma das mais famosas e difundidas do mundo, também é verdade que é, provavelmente, uma das mais incompreendidas e mais frequentemente adaptadas erroneamente.

1. Cappuccino após uma refeição

Não há dúvida de que o café (conhecido no Brasil como “expresso”) e cappuccino são o orgulho da Itália no mundo, mas se o primeiro é normalmente consumido no final da alimentação, o segundo, é geralmente consumido entre as refeições. No exterior, o cappuccino é frequentemente consumido após as refeições da mesma maneira que o expresso, para desgosto dos italianos.

2. O risoto/pasta como acompanhamento

Na Itália, ainda hoje, o padrão de “antepasto / primeiro prato / segundo prato / sobremesa” é seguido. Dessa forma, risotos e pastas são considerados “primeiro prato” e são servidos separadamente, jamais como acompanhamento de um outro prato. No exterior – e principalmente no Brasil e nos Estados Unidos – a ideia de acompanhar o “primeiro prato” é bastante difundida, e é comum vermos, mesmo em restaurantes italianos, carnes acompanhadas de risotos ou pastas… o que na Itália é visto quase como um sacrilégio.

3. A “Festa dos Sete Peixes”

Conhecido nos Estados Unidos como “The Vigil” este aniversário, comemorado na véspera de Natal, exige para o jantar 7 pratos de peixes diferentes. Curiosamente, a “festa dos sete peixes”, que nos Estados Unidos e entre algumas famílias italianas no Brasil é considerado por muitos o mais importante feriado italiano, é realmente desconhecido na Itália.

4. O ketchup na pasta

É uma das combinações que choca a maior parte dos italianos. Embora o ketchup possa ter algumas semelhanças com o molho de tomate, misturar ketchup na pasta é considerado um verdadeiro crime gourmet.

5. Espaguete à bolonhesa

O espaguete à bolonhesa é provavelmente a mais popular receita italiana no mundo, embora seja praticamente impossível encontrar um restaurante em Bolonha que sirva tal receita. Uma receita parecida é servida, mas o espaguete nunca é utilizado. A pasta “oficial” – sim, a receita oficial foi registrada em 1982 na Academia Italiana della Cucina – não é o espaguete e sim a “tagliatelle all’uovo” fresca. Embora possa parecer um detalhe pequeno, na verdadeira cozinha italiana, a combinação do formato correto de pasta com o molho correto é considerado sagrado.

6. O macarrão com frango

Conversando com amigos americanos, um dos pedidos mais freqüentes é o conselho para uma receita típica italiana de macarrão com frango. É sempre um pouco difícil convencer que na Itália não existem receitas de pasta com frango.

7. A “Caesar Salad”

Esta salada, que leva o nome de seu suposto criador, Cesare Cardini, faz parte de uma longa lista de receitas elaboradas por chefs de origem italiana, mas que, na verdade, é quase desconhecida na Itália.

8. A toalha xadrez vermelha e branca

Por alguma razão, as toalhas xadrez vermelha e branca são universalmente associadas com a cozinha italiana. No exterior, grande parte dos restaurantes típicos apresentam tais toalhas. Os turistas, quando na Itália, provavelmente se decepcionam quando descobrem que as toalhas xadrez quase nunca são usadas.

9. O “Fettuccine Alfredo”

Este é talvez o mais curioso neste top 10. O fettuccine Alfredo é ao mesmo tempo o mais famoso prato “italiano” nos Estados Unidos e o prato menos conhecido na Itália. Este molho, feito à base de manteiga e Parmigiano-Reggiano (parmesão), foi realmente inventado na Itália, especificamente por Alfredo Di Lelio, o proprietário do restaurante homônimo em Roma, embora o prato nunca tenha atingido fama em solo italiano. No exterior, no entanto, têm se tornado cada vez mais popular e com o tempo se tornou um símbolo da boa vida em Roma.

10. Espaguete com almôndegas

Uma das mais famosas cenas do filme animado “A Dama e o Vagabundo” é aquele onde aos dois cães são servidos espaguete com almôndegas, sobre a tradicional toalha xadrez vermelha. Embora seja difundido mundo afora como uma receita italiana, esta é uma receita tradicional da cultura ítalo-americana. É importante ressaltar que na cozinha do Sul da Itália, algumas receitas de pasta vêm servidas com almôndegas, embora estas sejam sempre muito pequenas, ao contrário do prato atualmente difundido no exterior.

By: abima.com.br

LEGGI GLI ALTRI BLOG

Logo FEPbyFFF dates UK

 

ImmagineCompanyProfileUK2ImmagineCompanyProfileIT2

Logo Store inout BrD piccoloL’idea di creare un blog giornaliero per  il mondo del retail nasce grazie ai continui feedback positivi che riceviamo dalle notizie condivise attraverso diversi canali.
Rivolto a tutte le tipologie di distribuzione presenti sul mercato: dal dettaglio ai grandi mall, dal commercio locale e nazionale alle catene di negozi internazionali, investitori, ai nostri fedeli clienti e chiunque altro è realmente interessato allo studio e all'approfondimento su ciò che guida il comportamento dei consumatori. E' anche un blog per tutti coloro i quali lavorano già nel mondo del Retail.
Verranno condivise le loro esperienze, le loro attitudini e le loro experties. Un blog di condivisione, quindi.
Ospitato sul sito della BRD Consulting, che da decenni lavora nel mondo distributivo Italiano ed Internazionale, il blog Store in & out riguarderà il business, i marchi e i comportamenti d'acquisto propri di alcune delle più grandi aziende.
Ci saranno anche notizie in lingua originale per dare evidenza dell’attenzione della nostra Azienda nei confronti del global.
È possibile raggiungere lo staff  a: info@brdconsulting.it

 

Questo sito utilizza cookie, anche di terze parti. Continuando la navigazione su questo sito accetti che vengano utilizzati.